Pela primeira vez, a aeronave híbrida EcoPulse, da Airbus, realizou um teste utilizando exclusivamente o seu sistema elétrico. O voo durou 1h40, partindo do aeroporto de Tarbes, na França, na manhã do dia 29 de novembro.

A EcoPulse foi desenvolvida em parceria com a Daher e Safran e apresentado no Paris Air Show de 2019.

Teste com sistema elétrico

  • Anteriormente, a EcoPulse havia voado utilizando apenas seu motor de combustão interna.
  • Dessa vez, o voo foi conduzido exclusivamente pelo sistema elétrico da aeronave.
  • O modelo é equipado com seis ePropellers (hélices), movidos por um motor elétrico Safran ENGINeUS de 50 kW
  • O motor é alimentado por uma bateria de 800 volts e 350 kW de potência e um gerador turbo auxiliar de 100 kW.
  • Durante o voo, a equipe avaliou o sistema elétrico da EcoPulse, incluindo o computador de controle de voo da aeronave.
Testes com o EcoPulse – Vídeo: divulgação Airbus

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Futuro da tecnologia

Conforme avançam os testes, a intenção da Airbus é aplicar a tecnologia em aeronaves de maior porte e resolver alguns desafios, como a perda de eficiência aerodinâmica relacionada a criação de vórtices nas pontas das asas do avião. A empresa pretende, ainda, realizar voos com uma nova configuração de bateria.

Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus, enfatizou em uma conversa com o portal New Atlas, que o voo representa um marco importante para o futuro sustentável da indústria. “Baterias de alta densidade energética serão necessárias para reduzir as emissões de carbono da aviação, seja para aeronaves leves, mobilidade aérea avançada ou grandes aeronaves híbridas-elétricas. Projetos como a EcoPulse são fundamentais para acelerar o progresso nos voos elétricos e elétricos híbridos.” disse ela.